quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Não há almoços grátis....

No dia 9 de Janeiro, através do utilizador InfoCPA ficamos a saber pelo fórum do CPA que :

"O CPA vai participar numa reunião de trabalho sobre autocaravanismo com o deputado Mendes Bota, agendada pelo MIDAP."

Realça-se o facto de pela primeira vez nos últimos tempos a informação ter sido dada em primeiro lugar no fórum do clube e não noutro lado qualquer. Pórem, a direcção do CPA, mais uma vez deixa bem vincado que deixou de ser a locomotiva do movimento autocaravanista para se posicionar num lugar subalterno de uma qualquer carruagem de 4ª ou 5ª categoria!!!!

Ainda se tentou justificar o injustificável, mas se o cenário era desolador ainda mais negro ficou quando se legitimou o recurso ao tráfico de influências e à ajuda dos "lobyistas" profissionais, numa clara situação de não olhar a meios para atingir os fins... Este caminho, sinuoso e obscuro, é muito perigoso e uma vez percorrido não há meio de voltar atrás!!!! A "factura", mas tarde ou mais cedo, será inevitavelmente apresentada...

Finalmente no dia 12 de Janeiro ficou-se a saber pelo blog dos "traficantes" que afinal a reunião do dia seguinte era um almoço...

No dia 13 de Janeiro à noite aconteceu mais uma curiosa sucessão de posts no fórum do CPA e blogs afins aos "traficantes":

- No Blog do Círculo que já foi Clube, ficamos a saber que "representantes do Cab – Círculo de Autocaravanistas da Blogo-esfera reuniram com o Presidente da Subcomissão Parlamentar do Turismo, Dr. Mendes Bota. Estiveram igualmente presentes na reunião representantes do MIDAP – Movimento para Desenvolvimento do Autocaravanismo, do CPA – Clube Português de Autocaravanas e do Observatório Não Governamental do Autocaravanismo (em formação)." Anedótico.....como pode o CPA descer a este nível. Mas o que representa o MIDAP, o CAB e o ONGA???? Para compor o ramalhete só faltaram a Lady Nokia, o Herr Knausser e a Dona Rosa Fernandes.

- No Blog dos "traficantes" independentes , ficamos a saber que no "Almoço do movimento autocaravanista" foram "acordadas acções com o sr. Deputado e que terão uma importância decisiva para o Autocaravanismo". Hilariante....a arte da ilusão elevada ao seu máximo expoente!!! Representantes do movimento autocaravanista só há um. Apenas Ruy Figueiredo tem legitimidade para invocar tal estatuto. Os restantes nunca se submeteram a qualquer eleição democrática entre a comunidade autocaravanista. A maioria são de resto completamente estranhos aos autocaravanistas, e aquele que o não é (o "traficante-mor" deCarvalho) tem se tornado famoso pelas piores razões.

- No Blog do "traficante-mor" ficamos a saber que o importante contributo do CPA e do seu presidente foi a referência aos "dados estatísticos relevantes do relatório da CCRDA sobre o sector e perante estas testemunhas qualificadas desmentiu frontalmente que alguma vez tivesse sido antes recebido na AR integrado em qualquer delegação da Federação de Campismo." Fantástico....Como se o sr. deputado não soubesse o que se passa na sua região....e é CCDRA!!! o que o presidente do CPA quis dizer era que desmentia frontalmente que era o único que estava sentado àquela mesa que tinha sido antes recebido na AR integrado em qualquer delegação da Federação. Havia mais uma pessoa à mesa que esteve presente na AR há 4 anos.....

- Mas mau, mesmo mauzinho, que se lamenta profundamente, é o que podemos ler no fórum do CPA. O InfoCPA transmite-nos o seguinte sobre esta almoçarada: "Da reunião havida, hoje com o deputado Dr. Mendes Bota, além da informação prestada sobre o actual estado do autocaravanismo em Portugal, foi prometido pelo Sr. deputado a envidação de esforços para que seja realizada uma audição com a Subcomissão Parlamentar do Turismo. Espera o CPA,com esta presença, ter afirmado o seu lugar como o maior clube representativo dos autocaravanistas portugueses." Depois do anedótico, do hilariante e do fantástico, resta-nos o patético!!!!

Ser o maior clube representativo dos autocaravanistas é não se deixar condicionar nem iludir por pretensas manifestações individuais e egocêntricas sem qualquer representatividade, é ser digno e não se prestar a ser uma simples marioneta nas mãos de outrém, é ter ideias e propostas concretas e apresentá-las às entidades correctas, é defender os reais interesses dos autocaravanistas, é lutar por mais e melhores infra-estruturas para o turismo itinerante, é estar na linha da frente da defesa do autocaravanismo como turismo itinerante, é desempenhar o papel institucional de representante do autocaravanismo, é saber dizer NÃO a pessoas ou pseudo-entidades com agendas altamente duvidosas.

Nuno Ribeiro

Sem comentários: