quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Em 2009 a TAC conta convosco, podem contar connosco

Caros companheiros autocaravanistas


Esta é a 1ª mensagem que vos deixamos neste novo ano de 2009. Nesta Tribuna Autocaravanista, iniciada há poucas semanas, pudémos dar começo a um novo “ciclo” de intervenção, que conta já com muitos interessados a segui-la.

A Tribuna Autocaravanista, TAC, procura dar expressão, de forma livre e participada, ao sentimento que nos sobressaltou e, acreditamos, sobressalta um largo expectro de companheiros autocaravanistas, quando nos fomos deparando com diferentes e pouco claras movimentações de pretensos defensores do nosso “estilo de vida itinerante”.

Em 2008, assistimos ao desenrolar de um conjunto de declarações, estudos, portarias e regulamentos de entidades com responsabilidades federativas e institucionais, politico-administrativas, que nos deixaram preocupações redobradas quanto ao futuro do autocaravanismo livre em Portugal.

A juntar a isso, pudémos assistir ao desenvolvimento, pelo menos virtual, de uma diversificada “oferta” de movimentos, circulos, clubes e outros que, de tão repetivos nos seus argumentos e escolhas, mais parecem uma “amálgama” de umas poucas cabeças, mas ainda de menos sentenças.

Essa “amálgada” arranjada à pressa, não como expressão livre de diferentes sensibilidades existentes no seio do nosso movimento, mas antes como braços de um mesmo “polvo”, procurou confundir-nos como uma pseudo e diversificada oferta.

Visando uma hipotética unidade do movimento em torno de objectivos “federativos” e até “confederativos”, já que procura mesmo “catalizar” interesses diversos, mas contraditórios entre si, mais não nos levaria do que a uma espécie de “subserviência”, através da qual “mendigaríamos” o nosso reconhecimento.

Para adensar este quadro, assistimos ao amorfismo do CPA, o único clube de expressão nacional que podia ser motor da afirmação do autocaravanismo no nosso país. Bastas vezes, assistimos o CPA a ser “rebocado” pelas circunstâncias, deixando a liderança da agenda à mercê dos acontecimentos.

Continuando como mero repositório de uma sensibilidade restrita, basicamente, ao conceito de autocaravanismo campista, pese embora mitigadas declarações de intenção, a direcção do CPA esgotou-se na de organizador de Encontros e Passeios, consumindo as suas energias no “dejá vu” do regresso ao passado e pouco mais.

É por isso que o ano de 2009 aparece num quadro de crise de identidade e institucional que importa modificar com vista a um futuro, realmente, mais digno e, por isso, mais livre, para a modalidade de turismo itinerante que nos apaixona.

A TAC aposta nessa via e conta convosco para continuar a marcar posição firme em 2009. Estamos certos que é essa a vontade de muitos autocaravanistas e que só a nossa convicção em torno de ideias e ideais concretos e transparentes, se poderá cimentar qualquer caminho conjunto a percorrer.

Terminamos, deixando a todos os nossos leitores autocaravanistas, a certeza de que só com a nossa intervenção cívica conjunta se produzirão frutos, e desejando a todos, os melhores votos de Feliz e Próspero Ano Novo. Oxalá que possam vir a desfrutar com Liberdade, Segurança e Dignidade as vossas autocaravanas em 2009 e no futuro.

Sem comentários: