sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Autocaravanismo: outro tipo de turismo

Foi publicado no dia 29 de Dezembro na secção Cartas de los lectores do Diário Independiente de Asturias um texto da autoria de Jose Pedro Corujo Presa intitulado Autocaravanismo: otro tipo de turismo, que pela sua pertinência aqui reproduzimos (numa tradução livre para português da responsabilidade da TAC):

Autocaravanismo: outro tipo de turismo

O autocaravanismo está no seu auge, mais de 50.000 famílias espanholas desfrutam dele , e a nível europeu são mais de 2.500.000 os seus usuários, pelo que o potencial turístico do autocaravanismo não é nada desdenhável.

Os autocaravanistas praticam turismo todo o ano, indo de um sitio para outro: são ávidos viajantes. Mas o que é uma autocaravana? Uma autocaravana é “um pequeno apartamento com rodas e motor”, que leva praticamente tudo. Possui todos os serviços básicos: luz, água e gás. Todas as divisões: cozinha, casa de banho completa, sala de jantar e quartos com os respectivos armários. Como equipamento de série as autocaravanas têm água quente, aquecimento, cozinha, extractor de fumos e frigorífico. São ecológicas: recolhem as águas residuais para posteriormente as verter nos locais adequados ao efeito, recarregam as baterias com energia solar. Podem levar todo o tipo de acessórios: televisão, vídeo, rádio, CD, DVD, PC, micro-ondas, forno, ar condicionado e até máquinas de lavar. Pode-se conseguir mais energia com um conversor de 12 para 22º voltes, ou com um gerador.

O preço médio, actualmente, de uma autocaravana é de uns 60.000 euros. O poder aquisitivo dos seus utilizadores, dadas as circunstâncias, deve considerar-se médio-alto. O gasto médio estimado em viagem é da ordem dos 35-45 euros por viajante ao dia, o que pressupõe a prática de um turismo de qualidade. Ainda que não utilizemos os hotéis, gastamos dinheiro em restaurantes, bares, cafés, pastelarias, padarias, lojas em geral, museus, visitas culturais, etc.

Queremos chamar a atenção dos comerciantes, principalmente dos que se dedicam ao turismo, e das autoridades turísticas e dos políticos em geral: no nosso país existem múltiplos problemas para conseguir locais específicos onde se possa simplesmente parar, locais como os que existem por toda a Europa (só em França quase 5.000, como se pode comprovar na Internet http://www.eurocampingcar.com/es.htm), ainda que ultimamente haja cidades espanholas que tenham criado áreas específicas para autocaravanas, como La Coruña, Lugo, Victória, Bilbao , Valladolid, Cáceres e outras mais. Trata-se unicamente de ter uma zona de estacionamento, bem situada (refiro-me a estar bem conectada com os transportes públicos), dotada de água e grelha de descarga específica, ligada à rede de esgotos, com uma limitação de tempo de permanência (24-48 horas), para se poder visitar a zona e, evidentemente, nela gastar os euros.

Sem dúvida, também à que dizer que existe uma certa perseguição de muitos municípios às autocaravanas, que não nos permitem nem estacionar nos parques de estacionamento que cumprem os requisitos legais para veículos semelhantes aos nossos (pequenos camiões ou furgonetas).

Dadas as circunstâncias actuais, e as ajudas do governo aos municípios, não seria má ideia da parte destes estudarem a possibilidade de realizar uma área deste tipo: é barato e a curto-médio prazo rentável para muitos comerciantes, o que beneficia toda a cidade.

Jose Pedro Corujo Presa
Gijón

1 comentário:

Foto report disse...

Concordo e aplaudo o texto na integra, em Portugal também deveria ser assim, este exemplo de Espanha é efectivamente um bom exemplo para os decisores, nomeadamente para os Senhores autarcas e companhia governamental, antes de regulamentarem o que quer que seja, deveria isso sim, dentro dos parques de estacionamento para todas as viaturas existentes por todo o Pais, deveriam delimitar pequenos espaços restritos só para Acs, como têm os Automoveis as bicicletas as motas, só os aviões não têm porque não cabem lá, eu já tive oportunidade de estar e parquear a minha Ac no parqueamento reservado a Autocaravanas inserido num enorme estacionamento para as restantes viaturas em la Coruna situado numa area previligiada e muito proximo do centro da cidade, que efectivamente têm uma torneira de água, e sitio para despejos de águas residuais e wc. e isto meus caros completamente gratuito. e com placas indicadoras de cidade amiga das autocaravanas, e respectiva indicação da direcção do parque em todas as entradas da cidade.
Mas como penso que, quem não sente não é filho de boa... , talvez os " legitimos representantes desta classe de viaturas" ou os ditos clubes representativos dos associados Autocaravanistas que tenham a cota do clube em dia, devessem começar por verificar quais os decisores que são filhos de ..., e quais os ditadorezinhos que insistem em ver os nossos camions ou furgonetas como uma tenda de campismo ambulante. e tomarem as devidas providências juridicas na tentativa de fazer ver aos cegos que as nossas furgonetas ou camions intituladas de Autocaravanas não são efectivamente nenhumas tendas ambulantes.